quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

II Colóquio de Direito ao Trabalho e ao Lazer, com Maria Augusta Tavares

Descrição para cegos: foto da professora Maria Augusta Tavares obtida durante a gravação do colóquio. Em primeiro plano vê-se a câmera, em cujo visor aparece a imagem captada.

A professora Maria Augusta Tavares foi a convidada da turma de Jornalismo, Cidadania e Direitos Humanos da Universidade Federal da Paraíba para o II Colóquio sobre Direito ao Trabalho e ao Lazer, ocorrido no dia 3 de novembro de 2016. Ela é Mestre e Doutora em Serviço Social, tem pós-doutorado em História Contemporânea e Economia, e lidera o grupo de pesquisa sobre o trabalho na UFPB. Além disso, integra o Grupo de Estudos do Trabalho e dos Conflitos Sociais do Instituto de História Contemporânea, da Universidade Nova de Lisboa, Portugal. O colóquio foi organizado por Annaline Araújo, Cristiano Sacramento, João Diniz e Manoel Holanda.

CONFIRA O COLÓQUIO NA ÍNTEGRA:

1 - Flexibilização do trabalho
- A professora fala sobre os males que as novas propostas de flexibilização do trabalho trazem para a classe trabalhadora.




2 - Afrontas aos direitos dos trabalhadores
- Neste vídeo, a professora fala sobre ameaças aos direitos dos trabalhadores, como o de greve, e critica o empreendedorismo.



3 – Papel do sindicato
- A professora fala sobre a importância do sindicato na vida do trabalhador.



4 – Trabalho informal
- Neste vídeo, a convidada fala do trabalho informal e os prejuízos que causa à classe trabalhadora.



5 – Contratação de estagiários
- A professora fala sobre a exploração da mão-de-obra barata dos estagiários e as vantagens que as empresas têm com o apoio do Estado a esses programas.



6 – Trabalho análogo ao de escravo
- Neste vídeo, a convidada fala sobre as condições análogas à escravidão e relata a vida dos trabalhadores do corte da cana de açúcar e das costureiras.




7 – Agroindústria canavieira

- A professora enumera os problemas recorrentes do trabalhador da agroindústria canavieira.



8 – Relação capital x trabalho
- A convidada fala sobre a impossível existência de equilíbrio do capitalismo com o trabalho.



9 – Comportamento, consciência e legislação
-Aqui a professora Maria Augusta Tavares explica que as leis não mudam a consciência, mas o comportamento. Por isso, somente a conscientização muda a cultura da competição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado em breve.