quinta-feira, 27 de abril de 2017

Dia para a revolução da moda

Descrição para cegos: foto mostra as palavras "fashion revolution" em cor preta, num quadro branco com moldura preta
Por Lucas Adriel

       Saber de onde são nossas roupas é fácil. Um olhar básico para as etiquetas e logo encontramos a famosa frase em inglês: made in china (feito na china), made in Brazil (feito no Brasil), ou qualquer outro país que a peça de roupa tenha sido feita. No entanto, por trás da vestimenta há um número demasiado de pessoas que fizeram com que o produto chegasse naquele modelo, por isso precisamos estar atentos ao trabalho escravo que ainda persiste na indústria da moda.
    

      Para lutar contra isso, um conselho global de líderes da indústria da moda criou o Fashion Revolution Day. Esta iniciativa teve seu estopim após o desabamento de uma fábrica de roupas em Bangladesh que matou 1333 pessoas, em sua maioria mulheres, pelas péssimas condições estruturais do prédio que as vestimentas eram produzidas. A campanha visa conscientizar a população sobre o quanto verdadeiramente custa a moda e o impacto que ela tem em todas as fases do processo de produção e consumo.
       Aqui no Brasil, o evento está acontecendo em vários estados do país e vai até o dia 30 de abril com ações realizadas pelos estudantes de moda.
A cofundadora do movimento, Orsola de Castro, na página oficial do evento, contou que espera que o “Fashion Revolution Day” aumente a conscientização e inicie um processo de descoberta na sociedade, para que assim todos entendam que a compra é só o último passo de uma longa jornada que envolve muitos funcionários. “Nós queremos que você pergunte: ‘Quem fez minhas roupas’.         Essa ação irá incentivar as pessoas a imaginarem o “fio condutor” do vestuário, passando pelo costureiro até chegar ao agricultor que cultivou o algodão que dá origem aos tecidos”, disse Orsola.

       Mais detalhes sobre o Fashion Revolution Day você pode conferir aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado em breve.