domingo, 7 de setembro de 2014

Construção Civil X Analfabetismo

Descrição para cegos: imagem mostra aula do projeto Zé Peão. A atividade é numa sala no canteiro de obra, ainda não concluída, com uma das paredes ainda nos tijolos, sem revestimento ou pintura. Sentados em carteiras, 6 operários ouvem a professora, que está de pé.

O Dia Internacional da Alfabetização é comemorado no 8 de setembro. Um setor que sempre foi visto com alto índice de analfabetismo é o da construção civil, porém tem se mobilizado para mudar essa realidade. Em todo o país já há alguns anos empresários e entidades ligadas ao segmento têm promovido programas de alfabetização e aperfeiçoamento educacional com o intuito de reduzir esse cenário histórico da mão de obra empregada nos canteiros.
Aqui na Paraíba destaca-se o projeto Zé Peão, do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba que há 23 anos desenvolve atividades de alfabetização no próprio canteiro de obras, numa parceria com o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário (Sintricom).



Segundo dados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) do Ministério do Trabalho e Emprego, o percentual de analfabetos no setor da construção civil diminuiu mais de 60% nos últimos dez anos. No ano 2000, o número de trabalhadores nessa condição era de 29 mil em um universo de 1,1 milhão, ou seja, 3%. Já em 2009 (último dado da série histórica da RAIS), cerca de 23 mil trabalhadores, num total de 2,2 milhões, que não sabiam ler nem escrever, o que representava 1% do universo de operários da construção.
A modernização do setor exige trabalhadores mais qualificados, e que sejam capazes de assimilar as novas técnicas construtivas. Por isso a importância de erradicar o analfabetismo e elevar a escolaridade dos trabalhadores, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dos empregados bem como redução do número de acidentes, elevando a eficiência do trabalho (Elaine Cristina)

Conheça mais sobre o Projeto Zé Peão aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado em breve.