domingo, 24 de agosto de 2014

Colóquio sobre Trabalho e Lazer

Descrição para cegos: foto mostra a professora Melissa e a câmera
filmando-a, com ela aparecendo no visor

A turma de Jornalismo e Cidadania promoveu no dia 6 de agosto deste ano, um colóquio sobre Trabalho e Lazer contando com a presença da professora Melissa Gusmão. Melissa é graduada em Ciências Jurídicas pela Universidade Estadual da Paraíba (2006) e mestre em Ciências Jurídicas pela Universidade Federal da Paraíba (2008).
Atualmente é professora do Centro de Ciências Jurídicas da Universidade Federal da Paraíba e professora Pesquisadora II CAPES/UAB. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direitos Humanos, Direito Constitucional e Direito Internacional, atuando principalmente nos seguintes temas: Direitos Humanos e Fundamentais, Educação e Direitos Humanos, Direito Internacional, Estado e Democracia.
Seguem abaixo os vídeos com as explanações da professora no colóquio:


Direito à saúde e à segurança no trabalho
Neste vídeo a professora Melissa fala sobre o Direito ao Trabalho não apenas como necessidade, mas enquanto conquista do ser humano.


O Direito ao lazer como um direito humano
Nesta segunda parte, Melissa Gusmão esclarece sobre o ócio e fala sobre o direito ao lazer. 


As horas extras e a integridade física do trabalhador
A professora Melissa Gusmão explana sobre como a prática das horas extras, em função de uma maior produtividade, deve ser executada sem ferir a integridade física e os direitos dos trabalhadores.


Trabalho e escravidão
Melissa Gusmão explica a cultura escravocrata, a exploração do ser humano.


Trabalho Infantil e Direitos Humanos
Na quinta parte do colóquio, a professora fala sobre a visão dos direitos humanos com relação à prática do trabalho infantil. Destaca também o surgimento dos direitos da criança e do adolescente.


Jornadas e condições de trabalho
Na sexta parte, a professora aborda as questões que envolvem a jornada e as condições de trabalho, citando novas formas de ambiente laboral. Ainda neste bloco, a questão da idade mínima para obtenção da aposentadoria.


O direito à greve e o direito à resistência
No sétimo vídeo, a questão dos movimentos dos trabalhadores: direito à greve e direito à resistência.



A erradicação da discriminação no âmbito laborativo
No oitavo momento, a professora Melissa Gusmão busca falar sobre a importância do respeito ao próximo no âmbito laborativo, ressaltando a ética como elemento meritório para a construção de um ambiente de trabalho harmônico e respeitoso.



Trabalho doméstico e o direito das donas de casa
Neste vídeo, Melissa Gusmão fala sobre o trabalho doméstico exercido pela dona de casa e sobre os direitos dos empregados domésticos.




Assédio a deficientes físicos
A professora fala sobre penas que podem ser aplicadas contras os sujeitos que assediam deficientes físicos no âmbito laborativo com práticas, como, por exemplo, discriminação, constrangimento ilegal, calúnia e difamação.



A relação entre o estágio e o trabalho
A professora Melissa Gusmão aborda a relação entre o estágio e o trabalho.


Direitos Humanos e convivência
A professora Melissa Gusmão fala sobre a importância dos Direitos Humanos para a sociedade, considerando que é a partir da convivência social que os seres humanos se desenvolvem. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado em breve.