quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Pessoa ou Objeto?

Descrição para cegos: A imagem demonstra a charge de um patrão, fazendo três empregados de objetos. Um ele está sentado em cima e os outros dois estão sendo feitos de mesa. 

A animação El Empleo (O Trabalho) faz uma critica sobre o trabalho moderno e levanta questões de como as pessoas são usadas como objetos. Apresenta uma forte crítica social de como o trabalhador acaba perdendo sua identidade e se torna apenas um realizador de vontades alheias. (Débora Cardoso)

Animação premiada questiona os modelos de trabalho atuais

A animação El Empleo, do argentino Santiago Bou Grasso e do estúdio OpusBou, foi lançada em 2008 para questionar e propor uma reflexão sobre as relações de trabalho atuais. Em 7 minutos, e sem precisar de diálogo, o curta retrata a cansativa rotina de milhões de pessoas.
Em um mundo corporativo onde pessoas são meramente utilizadas como objetos, suscetíveis a constante substituição e consequentemente com medo disso, os funcionários são retratados no desenho através de um homem que diariamente busca ânimo para se levantar e seguir rumo às suas atividades cotidianas.
A animação de tema simples e melancólico conquistou mais de 100 prêmios internacionais com sua crítica ao sistema. Uma maneira legítima de demonstrar como podemos ser escravos das vontades alheias e como a falta de ação não gera reação alguma na busca por nossos objetivos, até o fim de nossas vidas.

Veja o vídeo aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado em breve.