sábado, 16 de setembro de 2017

III Colóquio de Direito ao Trabalho e ao Lazer, com Marcelo Sitcovsky

Descrição para cegos: foto do professor Marcelo Sticovsky falando durante o colóquio. Em primeiro plano vê-se a câmera filmando-o, com sua imagem aparecendo no visor.

O professor Marcelo Sticovsky Santo Pereira foi o convidado da turma de Jornalismo, Cidadania e Direitos Humanos da Universidade Federal da Paraíba para o III Colóquio sobre Direito ao Trabalho e ao Lazer, ocorrido no dia 11 de maio de 2017. Professor adjunto no Departamento de Serviço Social, ele é Mestre e Doutor em Serviço Social pela UFPB e integra o Grupo de Pesquisas sobre o Trabalho. Marcelo também é Presidente da Associação dos Docentes da Universidade Federal da Paraíba, a Aduf-PB, seção sindical do Sindicato Nacional dos Docentes do Ensino Superior.

CONFIRA O COLÓQUIO NA ÍNTEGRA

1 –Terceirização e acidentes fatais no trabalho
O professor fala sobre as dificuldades que o trabalhador encontrará com a Lei da Terceirização, inclusive com o aumento significativo dos acidentes de trabalho.




2 –Negociação entre patrão e empregado
O professor Marcelo Sticovsky comenta uma das modificações da reforma trabalhista referente à negociação da jornada de trabalho entre o empresário e trabalhador, explicando o que significa essa modificação para o empregado.



3 – Lista suja do trabalho escravo no Brasil
O professor comenta a decisão do governo Temer de não divulgar a lista suja do trabalho escravo.



4 – Reforma trabalhista e trabalho escravo
Neste vídeo, Marcelo diz como ficará a situação do trabalho escravo no Brasil com a reforma trabalhista.



5 – Salário mínimo no Brasil
Aqui, o professor Marcelo fala sobre o salário mínimo e aponta os problemas que virão com as mudanças das leis trabalhistas.



6 – Reforma da previdência
Neste vídeo, Marcelo aponta erros e contradições da Reforma da Previdência e questiona os números divulgados pelo governo para a aprovação da lei.



7 – Rejeição à reforma da previdência
Aqui o professor comenta pesquisa do Data Folha, divulgada no dia 1º de maio, que aponta 71% da população contra a reforma da previdência.



8 – Centenário da Revolução Russa
O professor comenta a importância da Revolução Russa para o trabalhador.



9 – Movimento Fashion Revolution Day
Neste vídeo, Marcelo explica como as empresas se apropriam dos movimentos dos trabalhadores para transformá-los em mercadoria ou marketing.



10 – Dia do Assistente Social e luta de classes
O professor fala sobre o Dia do Assistente Social, celebrado em 15 de maio, e o tema escolhido para 2017: “Na luta de classes não há empate”.



11 – Previdência social e sonegação
O professor fala sobre as consequências para a previdência da sonegação de recursos que empresas recolhem dos trabalhadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado em breve.