quarta-feira, 15 de novembro de 2017

O peso do trabalho

Descrição para cegos: a ilustração mostra silhuetas de homens de terno e com pastas na mão, correndo sobre a borda de um grande cronômetro.

Por Lucélia Pereira

O trabalho é uma atividade marcada por valores econômicos e sociais. Na balança das virtudes, realização pessoal, prosperidade financeira e amadurecimento são algumas das qualidades atribuídas à atividade. Mas o trabalho também pesa. E às vezes a carga é maior do que alguém pode carregar.
Na faixa Música de Trabalho (composição de Renato Russo, Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá), presente no álbum A Tempestade, da banda de rock Legião Urbana, o eu lírico se mostra dividido entre a consciência da importância de ter um emprego e as dores trazidas com o ofício.

“Sem trabalho eu não sou nada
Não tenho dignidade
Não sinto o meu valor
Não tenho identidade”
Salário miserável e cansaço físico são algumas das dificuldades presentes na rotina profissional do personagem. Estar empregado é pouco. É, na verdade, quase nada, se levarmos em conta a precariedade de condições profissionais, uma rotina estressante e má remuneração financeira. O que sobra é, portanto, ter "só um emprego".
“Mas o que eu tenho
É só um emprego
E um salário miserável
Eu tenho o meu ofício
Que me cansa de verdade”
Se pra algumas pessoas o trabalho é um meio para realizar sonhos pessoais, para o personagem da canção, a melhor coisa do dia de labuta é a volta pra casa. Mas ele nem pode ao menos reclamar, ciente de que há quem viva em situações ainda piores.
“Mas quando chega o fim do dia
Eu só penso em descansar
E voltar pra casa, pros teus braços
Quem sabe esquecer um pouco
De todo o meu cansaço
Nossa vida não é boa
E nem podemos reclamar”

Em Música de Trabalho, o eu lírico está cansado, mas sobretudo consciente de que o trabalho é pedra, flor e espinho, pois se por um lado ele é extremamente necessário para a dignidade e rotina humana no sistema capitalista, muitas vezes também pesa e machuca.


Confira a música:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado em breve.