quarta-feira, 29 de novembro de 2017

Até os Simpsons já falaram mal da terceirização

Descrição para cego: logotipo da animação constando apenas do texto The Simpsons manuscrito.
Por San Vilela

Em momentos de reformas trabalhistas e da previdência, o nosso país tem voltado um pouco mais da atenção ao trabalho. Um dos pontos que mais tem levantado polêmicas e insatisfações é a terceirização, mas esse tema não se resume só a nós; até os Simpsons já falaram a respeito antes.
Os Simpsons é uma série de televisão satírica estadunidense criada por Matt Groening e conhecida por seu humor ácido e por abordar temas tidos como polêmicos.
Hoje a animação já está em sua 28º temporada, mas abordou no episódio Kiss Kiss, Bang Bangalore, em sua 17ª temporada, a precarização do trabalho terceirizado. Isso foi em 9 de abril de 2006, mas continua sendo um retrato atual de como empresas usam a terceirização para reduzir seus custos, mesmo em detrimento da qualidade do trabalho realizado.
No episódio em questão, a Usina Nuclear de Springfield é levada para a Índia, onde o serviço é terceirizado. Também são feitos comentários irônicos de como essa mudança é positiva para todos e por esse motivo, trechos do episódio viralizaram na internet.
Não é de se espantar que esse episódio específico tenha ganhado destaque na internet recentemente, pois até uma animação que tem como objetivo apenas entreter consegue entender os pontos negativos desse modelo de relação de trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado em breve.