domingo, 11 de maio de 2014

Seja bem vindo ao espaço do Direito ao Trabalho e ao lazer!



  Todo cidadão tem direito a um emprego e condições de trabalho dignas. Isto está assegurado no artigo 6º da Constituição Federal do Brasil.
  Desde a Revolução Industrial, no século XIX, quando os trabalhadores atuavam em regime de servidão e eram obrigados a trabalhar muitas horas em condições insalubres, foi sendo observada a necessidade de uma intervenção do Estado para garantir a todos os cidadãos o direito de trabalhar com dignidade.
  Ainda após a Revolução Industrial, o ritmo de trabalho passou a ser muito intenso, muitas vezes com uma carga horária superior a 12 horas e sem tempo suficiente para o descanso. Com a Declaração dos Direitos Humanos de 1948, o lazer foi reconhecido como um direito social do ser humano. A consolidação dos direitos trabalhistas também garantiu ao trabalhador o direito ao tempo livre, para realizar atividades que aliviem as tensões do dia-a-dia.
  Nós somos um grupo de alunos da disciplina "Jornalismo e Cidadania", ministrada pelo professor Carmélio Reynaldo no curso de Jornalismo da Universidade Federal da Paraíba. Neste espaço traremos notícias e outros textos para conhecermos mais a respeito do direito ao trabalho e ao lazer. Também buscaremos a palavra de pessoas que estão diretamente envolvidas com este tema.
 
O grupo é formado por Débora Cardoso, Edgley Lemos, Iago Sarinho, Mariana Mesquita e Oswaldo Gomes.
(Edgley Lemos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado em breve.