segunda-feira, 8 de maio de 2017

Guia para jornalistas sobre trabalho escravo

Descrição para cegos:imagem mostrando mãos abertas em cima de uma cama com uma corrente presa aos punhos. Em segundo plano, vemos uma almofada.
Por Lucas Adriel
A ONG Repórter Brasil, fundada em 2001 por jornalistas, cientistas sociais e educadores com o objetivo de despertar a reflexão e ação sobre a violação dos direitos fundamentais dos povos e trabalhadores no Brasil, lançou um Guia Rápido para Jornalistas sobre o Trabalho Escravo.
Com esse guia, o jornalista fica familiarizado com as vertentes do trabalho escravo segundo a legislação brasileira, como: condições degradantes de trabalho, jornada exaustiva, trabalho forçado e servidão por dívida. Além disso,apresenta dados sobre regiões e municípios com o maior número de casos de trabalho escravo no Brasil.

O documento é também rico em dados a respeito do tema e traz ainda a indicação de muitas fontes que podem ser consultadas pelos interessados.
Por fim, a ONG faz um apelo para que os Jornalistas fiquem atentos a algumas questões vigentes no Brasil que podem alavancar o trabalho escravo, como a recém-aprovadaLei da Terceirização.
O manual pode ser consultado online clicando no link.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado em breve.