segunda-feira, 29 de maio de 2017

Jornada de trabalho sobrecarregada pode matar

Descrição para cegos: foto de um homem vestindo terno caído no chão de um salão, com os olhos fechados. Sua mão direita segura um cartão e a outra está próxima da sua maleta. No chão, perto dele, tem uma sinalização para deficientes visuais.
Por Marcela Mayara

A negociação da jornada de trabalho entre o empregador e o funcionário está entre as propostas defendidas pelo governo federal na reforma trabalhista. Entretanto, se for aprovada, poderão ser apagadas conquistas históricas da CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas) que visam impedir explorações sobre o trabalhador.
O jornalista André Campos publicou uma reportagem no site reporterbrasil.org.br sobre possíveis consequências fatais que trabalhadores brasileiros poderão sofrer se houver alterações indevidas nas leis trabalhistas. Seus argumentos estão focados em casos ocorridos no Japão.
Segundo sua pesquisa, os termos japoneses “karoshi” e “karojisatsu” referem-se a mortes causadas pelo trabalho exaustivo. Entre as principais causas tem-se suicídios, doenças cardíacas e cerebrais.
Campos afirma que o presidente da Sociedade Japonesa de Pesquisa em Karoshi acusa as leis trabalhistas japonesas de serem as principais causadoras.
A legislação permite, por exemplo, negociação do horário de trabalho para além de oito horas por dia. Para ler mais, clique aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado em breve.