segunda-feira, 19 de junho de 2017

Acidentes de trabalho no Brasil

Descrição para cegos: operário manusea botões de uma máquina em uma indústria. Na imagem, ele aparece equipado, com luvas, óculos, protetor de ouvidos e capacete.

Por Amanda Rodrigues

Descuido, falta de equipamentos de segurança e até exaustão provocam 700 mil acidentes de trabalho por ano em todo o país. De acordo com o Ministério da Fazenda, entre 2012 e 2016, foram registrados 3,5 milhões de casos nos 26 estados e no Distrito Federal que resultaram na morte de 13.363 pessoas e geraram um custo de R$ 22,171 bilhões para os cofres públicos com gastos da Previdência Social.
As justificativas dos gastos envolvem motivos como auxílio-doença, aposentadoria por invalidez, pensão por morte e auxílio-acidente para pessoas que ficaram com sequelas. Nos últimos cinco anos, 450 mil pessoas sofreram fraturas enquanto trabalhavam.

Por lei, as empresas são obrigadas a garantir a segurança de seus funcionários. Mas cabe também ao trabalhador informar a ausência de equipamentos adequados a situações perigosas. O Brasil é a quarta nação do mundo que mais registra acidentes durante atividades laborais, atrás apenas da China, da Índia e da Indonésia.
As áreas nas quais ocorrem mais acidentes são a construção civil e o setor de serviços. Entre o setor de serviços, as maiores vítimas de acidentes fatais ou incapacitantes são os motoristas profissionais, com destaque para condutores de caminhões e carretas. De acordo com o Sistema de Informações sobre Mortalidade do Ministério da Saúde, desde 2010, ocorrem, em média, 15 mil acidentes envolvendo motoristas do transporte de cargas, com 1,5 mil mortes por ano.
Como forma de controlar os dados de acidentes de trabalho, uma parceria entre a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e o Ministério Público do Trabalho (MPT) resultou em uma ferramenta que monitora em tempo real os dados sobre acidentes de trabalho no Brasil. O Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho informa pela internet a quantidade de acidentes, com mapa sobre as regiões onde mais ocorrem, custos para a Previdência Social e tipos de acidentes. Segundo um dos criadores do site, o oficial de Projeto da OIT, Luis Fujiwara, as informações são importantes para criar políticas públicas com o objetivo de reduzir o número de acidentes e mortes nas organizações. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado em breve.