quinta-feira, 31 de julho de 2014

O direito à segurança no trabalho




     A crescente preocupação com as condições do trabalho é notória, dentro das perspectivas dos direitos fundamentais do trabalhador em usufruir de uma boa e saudável qualidade de vida, À medida que não se pode dissociar os direitos humanos e a qualidade de vida.
     É possível conciliar economia e saúde no trabalho?
    Observa-se que as doenças ditas “modernas” (stress, neuroses e as lesões por esforços repetitivos), já há séculos vêm sendo diagnosticadas e os problemas relacionados com a saúde intensificaram-se a partir da Revolução Industrial. As doenças do trabalho aumentam em proporção à evolução e à potencialização dos meios de produção, com as más condições de trabalho e da vida das cidades.
    Considerando apenas os dados do trabalho formal, sob todos os aspectos em que possam ser analisados, os acidentes e doenças decorrentes do trabalho apresentam fatores extremamente negativos para a empresa, para o trabalhador acidentado e para a sociedade.
    Anualmente, as altas taxas de acidentes e doenças registradas pelas estatísticas oficiais expõem os elevados custos e prejuízos humanos, sociais e econômicos para o País.
    Ressaltamos ainda que, apesar de todos os cálculos, o valor da vida humana não pode ser mensurado matematicamente, sendo o mais importante o conjunto de benefícios que a empresa consegue com a adoção de boas práticas de Saúde e Segurança no Trabalho, pois, além de prevenir acidentes e doenças, está vacinada contra os imprevistos, reduz os custos, otimiza conceito e imagem junto à clientela e potencializa a sua competitividade. 
(Elaine Figueiredo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado em breve.