Descrição para cegos:
Captura de tela da imagem-capa do vídeo. Na tela um recipiente com o sumo da
laranja, ao lado de pedaços da fruta repartida e a frase: ”cartelização da
produção da laranja”
Um em cada quatro copos de suco de laranja
consumido no mundo vem do Brasil, e apesar de desde a década de 1990 até hoje,
o preço do produto brasileiro ter aumentado em 50% nos supermercados europeus,
os pequenos produtores e trabalhadores rurais brasileiros tem um retorno de
apenas 4% do valor de venda final.
O vídeo publicado em 20 de outubro deste ano na
página do Jornal Sul 21 no Youtube, segundo a própria descrição: ” ilustra a
maneira desigual como a cadeia de venda e consumo impacta a vida dos
trabalhadores do campo”.
A investigação do Conselho Administrativo
de Defesa Econômica (Cade), que teve início em 1999, no início deste ano ”julgou
e encerrou três processos relativos a formação de cartel no mercado de compra
de laranjas para produção de suco concentrado congelado da fruta. ”
Essa
relação de exportação da indústria agrícola reduziu nas últimas duas décadas a
fatia de retorno da venda do produto aos produtores brasileiros, e também
diminuiu a quantidade de pequenos produtores, enfraquecidos na relação com as
grandes empresas. Nesse contexto, aqueles que são apenas detentores da própria força de trabalho, se veem diante de uma realidade laboral precarizada.
(Carolina Oliveira)
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