segunda-feira, 5 de novembro de 2018

Comentário: Produção de suco no Brasil e a precarização do trabalho no campo


Descrição para cegos: Captura de tela da imagem-capa do vídeo. Na tela um recipiente com o sumo da laranja, ao lado de pedaços da fruta repartida e a frase: ”cartelização da produção da laranja”

Um em cada quatro copos de suco de laranja consumido no mundo vem do Brasil, e apesar de desde a década de 1990 até hoje, o preço do produto brasileiro ter aumentado em 50% nos supermercados europeus, os pequenos produtores e trabalhadores rurais brasileiros tem um retorno de apenas 4% do valor de venda final.
O vídeo publicado em 20 de outubro deste ano na página do Jornal Sul 21 no Youtube, segundo a própria descrição: ” ilustra a maneira desigual como a cadeia de venda e consumo impacta a vida dos trabalhadores do campo”.
A investigação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), que teve início em 1999, no início deste ano ”julgou e encerrou três processos relativos a formação de cartel no mercado de compra de laranjas para produção de suco concentrado congelado da fruta. ”
        Essa relação de exportação da indústria agrícola reduziu nas últimas duas décadas a fatia de retorno da venda do produto aos produtores brasileiros, e também diminuiu a quantidade de pequenos produtores, enfraquecidos na relação com as grandes empresas. Nesse contexto, aqueles que são apenas detentores da própria força de trabalho, se veem diante de uma realidade laboral precarizada.
                                                                         (Carolina Oliveira)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado em breve.