segunda-feira, 12 de novembro de 2018

Indústria é quem mais vem sofrendo com a crise, acarretando em demissões em massa


Nos últimos anos a queda de produtividade do setor afetou milhões de trabalhadores que perderam seus empregos e tiveram salários reduzidos


Descrição para cegos: dois homens usando trajes de proteção e capacete dentro de uma fábrica de canos
Por Lucas Macieira
O Brasil vive uma crise profunda que teve seu marco inicial em 2013. A indústria, um dos principais setores responsáveis pelo desenvolvimento econômico do país, depois dos anos áureos de crescimento na era Lula, vem sofrendo bastante. A consequência disso são os milhares de demissões nos últimos anos.

Em 2014, por exemplo, houve uma redução de 59 mil postos de trabalho, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) daquele período. Os anos seguintes também não foram fáceis. O recifense e técnico em automação industrial, Gabriel Andrade, 33, foi um dos trabalhadores prejudicados pela crise.
“Houveram muitas demissões e vários amigos ficaram desempregados. Nunca eram uma pessoa ou outra, sempre haviam demissões em grupos. Eu ficava com uma sensação ruim e pensando quando seria a minha vez”, conta. O temor de Gabriel se concretizou em 2017, quando foi mandado embora junto com outros colegas, mesmo atingindo todas as suas metas, “sob a justificativa de redução do quadro de empregados”.
“Após isso eu fiquei desempregado por quatro meses e houveram alguns contatos, mas muitas empresas ofereciam um salário bem mais baixo do que eu ganhava. Devido ao fato de ser pai, eu não poderia ficar esperando muito e aceitei o emprego recebendo muito menos para realizar o mesmo trabalho que fazia anteriormente”, disse. Quando questionado se está percebendo uma melhora no mercado,          o técnico em automação se mostrou otimista.
“Agora apareceu uma oportunidade melhor, estou voltando a receber o que eu era habituado a ganhar pela minha capacidade de trabalho. Eu tenho visto outras empresas entrando em contato comigo e outros colegas à procura de profissionais. Eu acredito que as coisas vão melhorar um pouco”, concluiu.
            

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado em breve.