domingo, 11 de novembro de 2018

Especial do Nexo trata do trabalho escravo contemporâneo

Descrição para cegos: Trabalhador rural em zona canavieira.

A matéria publicada originalmente em Abril de 2016, do portal eletrônico Nexo, faz parte do especial ‘EXPLICADO’, onde os mais variados temas são explicados tin-tin por tin-tin. A reportagem em questão trata do trabalho escravo contemporâneo.
É abordado o  trabalho escravo contemporâneo, num comparativo com o trabalho escravo do passado e o que o código penal brasileiro trata atualmente, o perfil das vítimas, pessoas em situação de extrema vulnerabilidade socioeconômica, e como acontece essa escravidão atualmente.
São exibidos dados de casos no país, tanto de trabalhadores libertados e o número de operações de fiscalização, e da situação em nível mundial.
Além disso tudo, a matéria explica o porquê do trabalho escravo ser um problema no Brasil, apontando fatores como fiscalização insuficiente, quando houve mudanças ou tentativas de mudança entre 1995 e 2016, quem é contra a atual definição do crime e o debate público acerca do tema e da legislação.
Vale ressaltar que a proposta mais recente de alteração, ainda em tramitação, é do senador Romero Jucá (não reeleito em 2018), que visa tornar a definição mais branda.
A reportagem tem relatos de apoio a mudança de Kátia Abreu, ministra da agricultura da época, do próprio senador Romero Jucá e os opositores, Wagner Moura, ator e membro campanha “Somos Livres”, e Natália Suzuki, coordenadora do Escravo Nem Pensar, programa educacional da ONG Repórter Brasil.


(Luana Almeida)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado em breve.