domingo, 4 de novembro de 2018

Comentário: Via Veneto, fabricante da Coca-Cola e outros nomes na ‘lista suja’ do trabalho escravo


Descrição para cegos:  Arte infográfica produzida pela equipe do portal Repórter Brasil, a partir de dados da folha de ponto de um trabalhador a engarrafadora/distribuidora da Coca-Cola denunciada na lista, nela se tem a informação da jornada de uma semana de trabalho.

A matéria do portal Repórter Brasil, foi feita a partir da publicação de 5 de outubro de 2018 da nova “lista suja” do trabalho escravo, que traz 209 empregadores, dentre eles, 50 novos nomes figuram. A reportagem dá destaque para as práticas da fabricante de roupas de luxo Via Veneto, e engarrafadores e distribuidores da Coca-Cola, bem como empregadores domésticos e fazendeiros, dentre eles políticos, que foram detectados pela mais recente fiscalização (a atual lista contém nomes de empresas fiscalizadas entre 2005 e 2018) para a base de dados mantida pelo Ministério do Trabalho.
O texto de redação de Daniel Camargos, traz informações sobre as condições de alojamento precário e insalubre, jornadas exaustivas, excedendo 12 horas diárias, além de detalhes sobre as condições degradantes e irregulares impostas a trabalhadores em oficinas de produção têxtil, caminhoneiros distribuidores de bebidas que chegaram a fazer 140 horas extras por mês, e empregados que realizavam trabalhos sem remuneração, como o doméstico por exemplo, na zona rural. A matéria foi também editada nos dias 5 e 8 de outubro para incluir pronunciamento da Spal Indústria Brasileira de Bebidas S.A. acerca do caso
                                                                        (Carolina Oliveira)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado em breve.