domingo, 11 de novembro de 2018

O trabalho doméstico nas telonas

Descrição para cegos: Cartazes dos filmes. O primeiro, “Que horas ela volta?”, é de uma cena do filme onde Val, personagem principal, alisa os cabelos de Fabinho, filho de sua patroa, no seu colo.

O segundo, de “Doméstica”, uma mulher com uniforme de funcionária doméstica segurando uma vassoura para cima.

Luana Almeida

O Brasil é país com maior número de empregados domésticos do mundo conforme o relatório da Organização Internacional do Trabalho de 2017, são 7 milhões de trabalhadores no setor.
De acordo com a última pesquisa de inserção de mulheres no mercado de trabalho, feita pelo Ministério do Trabalho e da Previdência Social (MTPS) e o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) em 2016, 92% dos domésticos do Brasil são mulheres, sendo a maioria negra e de baixa escolaridade.  


Duas obras brasileiras tratam dessa realidade com métodos diferentes mas a  mesma sensibilidade: O documentário Doméstica e o filme Que Horas Ela Volta exibem a rotina de uma parte considerável de trabalhadoras.


  • Doméstica, 2012
O documentário do pernambucano Gabriel Mascaro foi filmado pelos ‘patrões’, muitos criados pelas próprias domésticas. 

Os jovens gravaram a rotina das funcionárias, permitindo que o seja exibido.
No relato daquelas que são protagonistas do longa e as cenas com as famílias que elas servem é possível ver a íntima relação e ao mesmo tempo a enorme diferença de classes nessa união que ultrapassa, e às vezes, desrespeita o profissional.


  • Que horas ela volta, 2015
O filme conta a história de Val, nordestina que foi a São Paulo trabalhar. Nele também vemos uma íntima relação de funcionária e com o filho da patroa, uma relação maternal que a protagonista não tem com sua própria filha. A trama se desenrola quando Jéssica, filha de Val, vai a São Paulo para prestar vestibular e passa a cruzar a linha da relação profissional da mãe e de seus empregadores. 
















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado em breve.